O futuro da humanidade – Augusto Cury

       O primeiro livro que quero compartilhar com vocês e que vale muito a pena à leitura é o livro O Futuro da Humanidade do psiquiatra Augusto Cury.

    O personagem principal é Marco Polo, um estudante de medicina com um olhar diferenciado para as pessoas. No inicio das aulas na faculdade ele descobre que os professores só se preocupam com as doenças e não com as pessoas que há por trás dos sintomas. Ao se formar em medicina ele especializa-se em psiquiatria.

No hospital em que trabalha fica amigo de vários pacientes. Logo no começo ele percebe que o tratamento apenas com remédios e sem diálogo é errado e muda completamente as relações em seu trabalho.

      O livro traz suspense no começo e emoção ao longo do livro. O que levamos para a vida após a leitura desse livro é o otimismo de voltar a acreditar nas pessoas e lutar contra os preconceitos, ainda fortes nessa sociedade em que vivemos.


    Fui breve ao resumo do livro porque o que é mais interessante nesse momento são algumas frases que devemos levar para o nosso dia a dia, então segue abaixo frases retiradas do livro, que são verdadeiras inspirações.


Frases

_Entretanto, dia a dia se convencia de que os normais eram mais doentes do que jamais percebera.

_Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manha, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia. E vocês, portadores de nobres inteligências, que fazem com suas perdas?

_Não há um normal que não seja anormal e nem um anormal que não seja passível de ser um mestre.

_Loucura é um nome popular carregado de discriminação e de falsos medos.

_Eu não era mais um ser humano, era um esquizofrênico.

_ Compreendeu ainda que, quando o mundo nos abandona, a solidão é tolerável; mas, quando nós mesmos nos abandonamos, ela é insuportável.

_ Eles o tinham discriminado por ter sido um paciente psiquiátrico e erraram ao tachar sua doença mental como doença completamente incapacitante.

_ Vocês não são doentes mentais. Vocês são seres humanos portadores de uma doença mental.

_ Começou a mostrar que no fundo todo ser humano possui alguma doença psíquica, e a doença do preconceito é a pior delas.

                            O futuro da humanidade- Augusto Cury.


                                                                                           Abraço!!!


Comentários

  1. Querida, adorei seu blog!
    Um abraço carinhoso!
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Regina, muito feliz com a sua visita.
      Abraçosss.

      Excluir
  2. olha eu aquii!!! quero mais posts eiim! adorei ter visto o projeto borboleta por aqui *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sweet, bom te ver por aqui. Pode deixar, tô escrevendo.... Bjsss

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas