Boa saúde mental com os animais
Terapia mediada por animais - TMA
A participação de animais em programas terapêuticos, já tem uma longa história, em 1860 Florence Nightingale já defendia a ideia de que os animais são um excelente recurso para muitos tipos de enfermos.
O nosso meio exerce um peso fundamental em nossa formação, nossos potenciais de desenvolvimento e em nossa saúde.
Nos EUA a Terapia com animais começou em 1919, quando o secretário do interior Franklin Lane adotou a companhia dos animais á pacientes psiquiátricos do Hospital Saint Elizabeth de Washington.
Apenas em 1960, o psiquiatra Boris Levinson documentou, que o cuidado da saúde deveria considerar a relação com animais de companhia, pelo valor terapêutico que atribuía a esta interação.
O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - CAPSi, foi pioneiro em 2008 no país ao propor e implantar um projeto de TMA para seus pacientes.
Essas crianças e adolescentes são portadores de transtornos mentais graves e apresentam dificuldades no seu dia a dia.
É importante saber que a interação com animais favorece a afiliação dos participantes no grupo e sua aderência ás atividades propostas.
Concluiu-se que a razão para a intervenção mediada por animais estar ainda no começo em nosso país são a falta de conhecimento a este respeito e as barreiras de aceitação á presença dos animais em ambientes hospitalares e/ou outros locais de atenção á saúde.
São muitos os aspectos positivos da interação entre humanos e animais, representando uma intervenção complementar com repercussões benéficas a ser implantada em Centros de Atenção Psicossocial da infância e adolescência, bem como, outros locais que atuam em Saúde Mental no Brasil.
Referência
Faraco, C.B,et al.Terapia mediada por animais e Saúde Mental: um programa no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência em Porto Alegre.
Comentários
Postar um comentário