Vamos falar sobre depressão? Resenha O demônio do meio dia, uma anatomia da depressão.

Título: O demônio do meio dia, uma anatomia da depressão.
Autor: Andrew Solomon
Editora:Companhia das letras
Páginas: 541


“Este livro é uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias.     Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia).

    
     Andrew Solomon escreveu este livro por cinco anos e o resultado é uma completa e perfeita descrição sobre a depressão. São doze capítulo com temas que abordam a depressão em diversos aspectos: colapsos, tratamento, suicídio e esperança. 
    
   O  autor utiliza diversas metáforas para comparar como é estar em depressão, por exemplo, ele diz que estar com depressão severa não é estar no fundo do poço, mas sim estar na "beirada" de um precipício e a todo o momento sentir que vai se jogar. E ao longo do livro ele narra não somente a própria experiência, mas a vida de outras pessoas que também tiveram depressão severa. Deste modo podemos observar as várias faces da depressão. Como ela manifesta-se em cada pessoa, que tem sua própria personalidade e uma história de vida. 

  Não posso deixar de citar a vida de Phaly Nuon a sobrevivente de uma guerra civil sangrante ocorrida em Camboja durante os anos 1970. Em entrevista para Solomon, ela conta como desenvolveu uma terapêutica para ajudar outras mulheres sobreviventes da guerra e agora com depressão. Ela nos ensina a esquecer e a amar. É uma filosofia de vida que inicialmente nos parece simples, mas podemos perceber os benefícios do perdão, de deixar as coisas do passado, exatamente no passado.  


      Por fim, este livro foi para mim uma grande surpresa a cada página, já que não podia ao menos imaginar o quanto a depressão é uma doença terrível. Não é um livro fácil de ler, por se tratar de uma experiência dolorosa, que realmente envolve o leitor. Porém, também aprendi com este livro a acreditar na recuperação das pessoas. Espero que possa ajudar muitas outras pessoas a saberem que é possível melhorar de vida. 

                                                                                                       Abraços!!!

Comentários

Postagens mais visitadas